Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[FIXO] Técnicas

 :: Overclock

Ir para baixo

[FIXO] Técnicas Empty [FIXO] Técnicas

Mensagem  Jackson Sex Abr 03, 2009 10:02 pm

É possível fazer overclock tanto aumentando o multiplicador, quando aumentando a velocidade do Bus, ou barramento. O aumento do multiplicador é chamado de overclock interno, já que somente é alterada a velocidade de funcionamento do processador, enquanto que o aumento do Bus é chamado de overclock externo, justamente por que neste caso não somente o processador, mas todos os componentes do micro são obrigados a trabalhar mais rapidamente.

Aumentando o multiplicador para 3x, conseguimos fazer o 166 MMX do exemplo anterior funcionar a 200 MHz. Se ao invés disso, tivéssemos aumentado a freqüência da placa mãe, poderíamos tê-lo feito trabalhar a 187 MHz (2.5x 75 MHz) ou mesmo a 208 MHz (2.5x 83 MHz). Podemos também aumentar ao mesmo tempo a velocidade do barramento e o multiplicador, chegando a 225 MHz (3x 75 MHz), 251 MHz (3x 83 MHz) ou mesmo incríveis 290 MHz (3.5x 83 MHz). Claro que em frequências muito altas, não existe nenhuma garantia de estabilidade, sendo provável que o micro nem mesmo chegue a inicializar. Temos então um overclock mal sucedido.

Em alguns casos, para o overclock ser bem sucedido, é preciso aumentar também a voltagem do processador. Isto acontece porque com um maior aquecimento, temos um aumento da resistência elétrica dos filamentos internos do processador, fazendo com que muitas vezes a voltagem normal deixe de ser suficiente. Nestes casos, um aumento de 0.1 ou 0.2 v costuma ser suficiente para “equilibrar a balança”. Vale lembrar que este recurso de aumentar a voltagem deve ser usado com extrema cautela, pois é um dos poucos procedimentos que podem causar danos ao processador. Podemos sempre remediar um aquecimento exagerado do processador com uma melhor refrigeração. Caso logremos sucesso, não existirá mais a necessidade de aumentar a voltagem.
Jackson
Jackson

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 29

http://jacksondownloads.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Overclock

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos