[FIXO] Destravando o Multiplicador

 :: Overclock

Ir em baixo

[FIXO] Destravando o Multiplicador

Mensagem  Jackson em Sex Abr 03, 2009 10:01 pm

Observando seu processador, você perceberá que ele possui 7 pequenos conjuntos de contatos, identificados por L1, L2, etc. Estes contatos determinam o multiplicador, freqüência de operação, voltagem, etc. do processador, dados que são lidos pela placa mãe. É por causa destes contatos que qualquer placa mãe soquete A irá reconhecer automaticamente o processador usado.

Para alterar o multiplicador, é preciso primeiro que a sua placa mãe permita alterar o multiplicador do processador, seja via Setup ou via jumpers. Procure por CPU Clock Multiplier.


Resolvido o problema da placa mãe, só falta destravar o processador. Para isto, vamos mexer nos contatos L1 do processador, que estão assinalados na foto:


Este conjunto é formado por 9 contatos:


Para destravar o multiplicador, basta juntar os últimos 8 contatos, como na ilustração a seguir:


A maneira correta:

Para fechar os contatos, você pode utilizar uma lapiseira 0.5 comum, pois o grafite é um material condutor. Estes contatos funcionam como jumpers, tudo o que se precisa fazer é fechar os contatos entre cada par.

Você deve fechar contato apenas entre os pares de contatos, não simplesmente lambuzar tudo, caso você erre, use uma borracha e tente novamente. A vantagem de usar grafite é que não existe nenhum risco de causar danos, basta apagar e começar de novo.

Errado

oltagem: Outro ponto importante é a voltagem, pois dificilmente você conseguira fazer um overclock mais agressivo usando a voltagem defaut do processador. Para atingir 1 GHz com um Duron por exemplo, você precisará aumentar a voltagem para 1.8 ou 1.85 V. Por isso, não deixe de investir numa placa mãe que também permita configurar a voltagem.


Conclusão: Foi-se o tempo em que os processadores AMD eram ruins de overclock. Muito pelo contrário, investindo em uma boa placa mãe, que tenha os recursos descritos acima, é possível conseguir overclocks fabulosos, principalmente com o Duron, que, independentemente da versão chega a 900 MHz com facilidade, chegando à espantosa marca de 1 GHz em alguns casos. Realmente, não está nada mal para um processador que chega a ser vendido por 80 dólares, preços do Brasil.

Mesmo considerando um gasto de 200 ou 220 dólares numa boa placa mãe, sairá muito mais barato que um Processador Intel de desempenho equivalente.

O Athlon é outro forte concorrente, a versão de 800 MHz por exemplo, a mais comum aqui no Brasil atualmente, pode chegar a 1.066 GHz com um bom cooler e 1.8V de voltagem.

As boas possibilidades de overclock tornam os processadores AMD uma alternativa ainda mais irresistível em termos de custo-benefício.
avatar
Jackson

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 24

http://jacksondownloads.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 :: Overclock

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum