Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[FIXO] Coolers peltier

 :: Overclock

Ir para baixo

[FIXO] Coolers peltier Empty [FIXO] Coolers peltier

Mensagem  Jackson Sex Abr 03, 2009 9:57 pm

Um peltier pode ser descrito como uma espécie de “bomba de calor”, que “sulga” calor de um dos lados, e o dissipa do lado oposto. Isto significa que temos uma lado frio e um lado quente. O lado frio, é o que sulga o calor, que naturalmente é o que ficará e contato com o processador, enquanto o lado quente em geral é fixado a um cooler convencional, que ajuda a dissipar o calor gerado, evitando que o peltier se superaqueça. Como o peltier deve cobrir toda a área de contato do processador, existem peltiers de vários tamanhos, como pode ser visto nas fotos abaixo:
[FIXO] Coolers peltier Cap11-26_html_4467acc7

Os peltiers são bem mais eficientes que os coolers convencionais, mas naturalmente possuem suas desvantagens. A primeira é que consomem uma quantidade absurda de eletricidade. Os modelos mais “econômicos” consomem por volta de 70 watts, o que somado ao consumo normal do micro pode exceder a capacidade de fornecimento da fonte. A segunda é o fato destes dispositivos gerarem uma grande quantidade de calor durante seu funcionamento, que somado com o calor “sugado” é dissipado pela face quente. Apesar do processador ficar mais frio, a quantidade de calor irradiada para o restante do micro será maior. A terceira e mais grave e a condensação. Como o processador demora um certo temo para começar a gerar a quantidade normal de calor, depois que o micro é ligado, enquanto o peltier começa a trabalhar imediatamente, a sua face fria fica realmente gelada até que o processador esquente, causando um grande acumulo de umidade, e até mesmo água em estado liquido, o que é perigoso.

Apesar de não serem tão comuns, você encontrará peltiers em algumas revendas de produtos de informática. Os modelos mais baratos custam apartir de 40 dólares.
Jackson
Jackson

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 29

http://jacksondownloads.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Overclock

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos