[FIXO] Dual celeron

 :: Overclock

Ir em baixo

[FIXO] Dual celeron

Mensagem  Jackson em Sex Abr 03, 2009 9:56 pm

Outro hack que vem tornando-se popular é ativar o multiprocessamento em processadores Celeron, o que permite usar dois processadores na mesma placa, assim como é possível com processadores Pentium II ou Pentium III. A vantagem neste caso seria o custo, já que o Celeron é muito mais barato que os processadores Pentium III à venda, permitindo comprar dois processadores sem estourar o orçamento.

Você deve lembrar-se que apesar do Celeron ser essencialmente um Pentium II, apenas com modificações no cache e sem a capa plástica, ele não vem com o suporte a multiprocessamento ativado. Naturalmente isto faz parte da estratégia de venda da Intel, que prefere vender Pentiums III que são mais caros para quem deseja usar dois processadores.

O primeiro a descobrir que era possível ativar o suporte a multiprocessamento no Celeron foi um Japonês chamado Tomohiro Kawada. O método que ele desenvolveu não é exatamente o que se pode chamar de “fácil”; envolve a soldagem de três pontos do processador, e exige precisão, alem de uma certa experiência com soldagem.

Num Pentium II, o contato que ativa o suporte a multiprocessamento, é o pino BR1 (que fica próximo ao chanfro central). No Celeron este pino vem desconectado do processador, o suficiente para desativar o suporte.

Existem dois problemas a se resolver. O primeiro é soldar o pino BR1 a um dos contatos centrais do Celeron, a fim de reestabelecer a sinalização. Porém, foi descoberto que fazendo isso o pino BR1 passava a sinalizar 2.0v, enquanto que para ativar o multiprocessamento era necessário que ele sinalizasse 1.5v. A solução encontrada foi então cortar o contato que enviava os 2.0v para o pino BR1, e solda-lo também ao diodo RP6, diodo que recebe a tensão de 1.5v.

Na teoria parece fácil, mas soldar pontos medindo 0.5 mm manualmente não é coisa que qualquer um consiga fazer. Em seu site, no endereço http://kikumaru.w-w.ne.jp/pc/celeron/index_e.html , Kawada ensina como fazer as soldas, mas ele mesmo avisa que é um procedimento arriscado, já que qualquer erro pode danificar fisicamente o processador. Outros endereços com instruções de como fazer as soldas são:

http://www.fastgraphics.com/articles/99/01/d-celeron/index.html

http://arstechnica.com/cpu/3q99/dual-celeron-retro-2.html

Para os usuários mais cuidadosos, existe uma opção mais simples. Os Celerons à venda atualmente vem todos no formato PPGA, mas a maioria das placas mãe para dois processadores ainda vêm com conectores slot 1. Pois bem, neste caso é preciso usar um adaptador PPGA/slot 1 certo? Como todos os sinais enviados pelo processador passam pelo adaptador, é bem simples para os fabricantes criar adaptadores que automaticamente façam as alterações e ativem o multiprocessamento, e foi exatamente isso o que alguns fabricantes fizeram, buscando diferenciar seus produtos. Usando um destes adaptadores, você poderá usar dois Celeron PPGA em uma placa mãe com dois encaixes slot 1 sem precisar pegar no ferro de solda.

Os modelos de adaptadores que ativam o suporte a multiprocessamento no Celeron PPGA são os seguintes:

MSI MS-6905 Ver1.1

ECS Smart Adapter Ver1.3

SOLTEK SL-02A

Os requisitos para multiprocessamento neste caso são os mesmos do Pentium II. Usar dois processadores da mesma freqüência e comprar uma placa mãe com suporte a multiprocessamento como as Asus P2B-DS, P3C-D, P2B-D e P2B-D2.
avatar
Jackson

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 24

http://jacksondownloads.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 :: Overclock

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum