[FIXO] DVD-R e DVD-RAM

Ir em baixo

[FIXO] DVD-R e DVD-RAM

Mensagem  Jackson em Sex Abr 03, 2009 12:28 am

Já existem também DVDs graváveis e regraváveis. Apesar dos gravadores de DVD e mesmo das mídias ainda estarem muito caras, os preços vão cair vertiginosamente com a popularização destas tecnologias. Porém, além do preço ainda existem várias outras limitações. A capacidade de armazenamento é menor do que as mídias prensadas e, pelo menos por enquanto, vários leitores são incompatíveis com as mídias gravadas. As capacidades de armazenamento são:

DVD-R: 3.95 GB em mídias de face simples e 7,9 GB em mídias de dupla face.

DVD-RAM (regravável): 2.58 G em mídias de face simples e 5.16 GB em mídias de dupla face.

*Até o momento não existem mídias graváveis com duas camadas.

Veja que os gravadores de DVD permitem gravar dados, ou duplicar DVDs com dados ou filmes (usando o software adequado e respeitando as capacidades máximas claro). Para gravar filmes de uma fita VHS para o DVD você precisará também de uma placa de vídeo com entrada de vídeo, um videocassete e programas para gravar o filme em formato MPEG 2.

Inicialmente será preciso gravar o filme no disco rígido para depois gravar o DVD. Como o processo de compactação em MPEG 2 demanda muito processamento, muito mais do que necessário para tocar os filmes, você precisará de um micro topo de linha para esta tarefa.

Um equipamento assim não vai sair muito barato, você vai acabar gastando uns 4.000 dólares (comprando no mercado cinza claro) em micro, placa de captura de vídeo, leitor e gravador de DVD fora o que for gastar com os programas de gravação. Mas, se você pretender trabalhar no ramo, pode ser um bom investimento, pois dentro de alguns anos, quando o DVD tornar-se realmente popular vai haver uma grande demanda de gente querendo passar fitas de vídeo VHS para DVD. As emissoras de televisão também estão começando a trabalhar com vídeo em formato digital, e já existe uma grande procura por bons profissionais nessa área. Mas, de qualquer forma, até o final de 2001 estes equipamentos já estarão bem mais acessíveis. Você escolhe se prefere a pressa ou a economia.

Os procedimentos são basicamente os seguintes:

1-Digitalizar o vídeo usando a placa de captura de vídeo e o programa adequado (você pode começar usando o que acompanha a placa) Para uma fita VHS inteira você vai precisar de um HD bem grande.

2- Compactar o vídeo no formato MPEG 2 (tome o cuidado de usar frame rate de 29.97). Para isto você vai precisar de outro programa, alguns exemplos são o Digigami MegaPeg (http://www.digigami.com) PixelTools Expert-DVD (http://www.pixeltools.com/) e o Vitech MPEG Toolbox-2 (http://www.vitecmm.com/)

3- Compactar o áudio no formato Dolby Digital. Para melhor qualidade use o formato PCM com 48 kHz, porém você pode usar um bit rate menor caso não tenha espaço em disco suficiente ou estiver com pressa. Alguns programas para esta tarefa são: Microcosmos MPEG SoftEngine/Audio (http://www.microcosmos.de/), PixelTools Expert-Audio (http://www.pixeltools.com/) e o Sonic Foundry Soft Encode (http://www.sonic.com/).

4- De posse dos arquivos compactados de áudio e vídeo, você precisa usar um programa de criação de DVDs. O programa irá formatar os arquivos do modo que devem ser gravados e lhe permitirá criar os menus interativos. Alguns programas para isso são: NEC DV Editor (http://www.nec-global.com/) Philips DVD-Video Disc Designer (http://www.md-mpeg.philips.com/mpeg/products.htm) Sonic DVDit SE (http://www.sonic.com/) e o Vitech

DVD Toolbox (http://www.vitecmm.com/)

5- Terminando é só gravar no DVD-R.

*Ainda não existem aparelhos que gravem diretamente da televisão para o DVD, pois para compactar vídeo em tempo real seria preciso um equipamento muito poderoso, o que sairia caro. Neste aspecto os videocassetes comuns ainda são mais práticos.
avatar
Jackson

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 23

http://jacksondownloads.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum