Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[FIXO] Decodificação

Ir para baixo

[FIXO] Decodificação Empty [FIXO] Decodificação

Mensagem  Jackson Sex Abr 03, 2009 12:27 am

O formato de vídeo MPEG-2 utilizado nos DVDs é um formato de vídeo compactado. Isto significa que, antes do vídeo poder ser exibido, é preciso decodificá-lo. Esta tarefa exige um grande poder de processamento e pode ser tanto feita através de um programa (software), quanto através de uma placa decodificadora (hardware).

Para fazer a decodificação via software, você só precisará instalar um programa específico. Alguns exemplos são o Cyberlink PowerDVD, Ravisent Cinemaster e Intervideo WinDVD. A maioria dos drives de DVD comprados na caixa virão com pelo menos um software decodificador, mas estes também podem ser comprados separadamente.

O problema é que neste caso é preciso um processador poderoso para assistir os vídeos com qualidade; no mínimo um Pentium II 350 ou K6-2 400 com 64 MB de RAM. Você até poderá assistir os filmes em um micro mais simples, porém a qualidade ficará comprometida: a quantidade de quadros por segundo irá cair, o som ficará distorcido, a imagem perderá qualidade, etc.

Uma segunda opção para quem não tem um processador tão parrudo, é usar uma placa decodificadora. A maioria dos Kits DVD à venda, como o Creative Dxr2 já trazem a placa decodificadora, mas também é possível comprá-la separadamente. Assim como uma placa de vídeo 3D, a placa decodificadora inclui um processador dedicado e memória RAM. A placa decodificadora trabalha em conjunto com a placa de vídeo, sendo usada apenas para decodificar os filmes, assim como uma Voodoo 2, que é utilizada apenas quando é preciso processar gráficos 3D.

A instalação não é diferente da de uma placa de vídeo. Ao instalar a placa decodificadora e inicializar o Windows, será detectado o novo hardware, bastando fornecer os drivers que acompanham a placa.

Existem dois tipos de placas decodificadoras, chamadas de placas Analog Overlay e Digital Inlay. Apesar de ambas realizarem a mesma tarefa, diferem na maneira como a fazem.

As placas que trabalham no sistema de Analog Overlay possuem uma saída e uma entrada de vídeo. A placa de vídeo é conectada à entrada e o monitor à saída. A placa recebe os dados lidos pelo drive de DVD, processa o sinal e prepara uma imagem analógica com o filme a ser exibido. No capítulo sobre monitores vimos que as placas de vídeo atuais enviam sinais analógicos para o monitor. A placa então apenas acrescenta o sinal analógico com o vídeo processado e envia tudo para o monitor, na forma de um único sinal. Neste esquema praticamente tudo é feito pela placa decodificadora, permitindo que os filmes possam ser assistidos com qualidade até mesmo em um Pentium 100. Algumas placas trazem como requisito mínimo um mero Pentium 75. As placas analógicas são as mais comuns nos Kits DVD, justamente por exigirem menos hardware e apresentarem menos incompatibilidades.

As placas Digital Inlay por sua vez fazem o processamento do vídeo, mas o enviam de forma digital para a placa de vídeo através do barramento PCI. O sinal então é processado e incorporado à imagem a ser enviada para o monitor. Apesar de em teoria este esquema permitir imagens um pouco melhores (já que não existe o tráfego de sinal analógico entre a placa de vídeo e a placa decodificadora), exige um processador bem mais poderoso, no mínimo um Pentium 166. Este tipo de placa decodificadora é relativamente raro.

A maioria das placas de vídeo 3D à venda atualmente (na verdade praticamente todas), executam um tipo parcial de decodificação via hardware. Algumas partes das tarefas de descompressão, como o “motion compensation” e o “inverse cosine transform” podem ser executadas pela placa de vídeo, bastando que para isso haja suporte por parte do chipset de vídeo. Usando drivers de vídeo adequados, a placa de vídeo pode realizar estas tarefas, diminuindo a carga sobre o processador quando estiver decodificando via software. O ganho fica em torno de uns 30%, permitindo assistir os filmes com qualidade em algo como um 233 MMX.
Jackson
Jackson

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 29

http://jacksondownloads.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos